Raça cartas

Raça: São 22 raças no total e em adição a elas o monstro ainda pode ter 2: espírito e união. Monstros espíritos retornam a mão na End Phase do jogador e monstros união podem ser equipados em qualquer monstro no tabuleiro, com a vantagem de que quando o monstro está equipado com 1 monstro Union, ganha efeitos adicionais e não é destruído em batalha, mas o monstro Union. Quanto as raças, o monstro pode ser:

• Aqua
• Besta
• Besta Guerreira
• Dinossauro
• Besta Divina
• Dragão
• Fada
• Mago
• Demônio
• Peixe
• Inseto
• Máquina
• Planta
• Piro
• Réptil
• Rocha
• Serpente Marinha
• Relampago
• Guerreiro
• Besta Alada
• Zumbi
• Psiquíco

Atributo das Cartas, Tipos e Espécies

São 6 no total. Dark (trevas), Light (luz), Earth (terra), Water (água), Wind (vento), Fire (fogo).
Os monstros ainda podem ser Normal, Fusion (fusão), Ritual e Synchro. Monstros normais não tem condição especial de invocação, exceto aqueles que necessitam de tributos ou efeitos para serem baixados a campo. Porém, os monstros Fusion só podem ser invocados para o tabuleiro utilizando a cata mágica Polimerizaçao, e os dois ou mais monstros a serem fusionados devem estar na mão ou tabuleiro e a carta do monstro no deck de fusão. Estes monstros não contam no número de cartas do deck, são colocados no canto inferior esquerdo do tabuleiro (falaremos posteriormente sobre isso) e são identicados pela cor Roxa. Monstros de ritual também não podem ser invocados sem o seu específico magic card e os monstros exigidos para o sacrifício devem igualar ou superar o Level Star do monstro a ser invocado. Estes monstros costumam ser os mais raros e poderosos e são identificados pela cor Azul.

Espécies
Aqua
Beast
Beast-Warrior
Dinosaur
Divine Beast
Dragon
Fairy
Fiend
Fish
Insect
Machine
Plant
Pyro
Reptile
Rock
Sea Serpent
Spellcaster
Thunder
Warrior
Winged Beast
Zombie

Atributos
Dark
Divine
Earth
Fire
Light
Water
Wind

Especiais
Spell
Trap

Tabuleiro

O tabuleiro de jogo vem com um Starter Deck (Deck Inicial) e dispnibiliza 14 espaços (7x2) desta seguinte maneira:
Field-Monster-Monster-Monster-Monster-Monster-Graveyard
Fusion-Magic/Trap-Magic/Trap-Magic/Trap-Magic/Trap-Magic/Trap-Deck
Campo de batalha
• O Campo de batalha deve ser equipado e dividido em 2 partes. (Geralmente a parte de baixo e para o uso de Trap Cards e Magic Cards.).
• Quando um monstro e lançado na superficie de campo de uma Magia ou Trap Cards, ele é automaticamente destruido, e acontece o mesmo se uma Carta de Magia for lançada no campo de mostros.
• No maximo voce apenas pode ativar 5 monstros, e 5 Magic Cards ou Trap Cards, o sexto monstro ou trap, magic card, que será lançado em campo, sera altomaticamente voltado a mão do seu dono.
Field é o espaço onde se ativa cartas mágicas que mudam o terreno do jogo, que inicialmente é neutro. Graveyard(cemitério)é onde são enviadas as cartas já destruídas. Os cards devem ser colocados face para cima e alguns efeitos de monstro e cartas magicas e armadilhas podem retirar cards do cemitério. Isso significa que de acordo com o efeito descrito, o card pode voltar ao tabuleiro ou para sua mão, ser retirado de jogo(ser retirado é remover deste campo o card, e este não pode mais ser utilizado no duelo corrente). Fusion é o espaço onde deve ser colocado os monstros de fusão que você optou por ter em seu deck. Como estes cards não contam para a montagem do deck, ganham em separado um espaço no tabuleiro. Quando uma fusão é feita, seleciona-se o monstro destes cards que estão no tabuleiro. Deck é o espaço onde coloca-se seu baralho com a face para baixo. Você só pode ver os cards antes de compra-los(Drawn no original inglês), ou seja, tirar um card do deck ou vira-lo para cima se efeitos de cards permitirem isso.Você só pode comprar 1 card por vez no ínicio do seu turno, porém há mosntros, cartas mágicas e armadilhas que permitem retirar mais de 1 card para compra ou quando o efeito lhe permite escolher 1 card do deck, você deve ver qual card quer e embaralhar o deck, colocando-o novamente virado para baixo.

Fases de jogo

O jogo de cards Yu-Gi-Oh! é como um RPG, organizado em turnos. Estes turnos são organizados em fases(Phases no original inglês). Estas fases organizam o turno do jogador,que se alternam seguindo as fases até obter um vencedor.
• Draw Phase(fase de compra): ao iniciar o turno, antes de fazer qualquer ação é obrigatório pegar um card do topo do deck. Se você não puder comprar um card, é declarado perdedor.
• Standby Phase(fase de espera): nesta fase, verifique se há algum card que deve ou pode ser ativado neste momento. Senão, passe para a próxima fase.
• Main Phase 1(fase principal): nesta fase, você pode organizar seu tabuleiro colocando cartas mágicas e armadilhas e invocando monstros. Se houver mostros em seu tabuleiro, poderá mudar o modo como eles estão(alterando de ataque para defesa ou vice-versa)ou virando-os para cima. Você pode ativar cartas mágicas ou armadilhas.
• Battle Phase(fase de batalha): agora você pode começar as ações de ataque ao tabuleiro adversário. Escolha 1 monstro seu para atacar e outro do oponente para ser atacado. Neste momento, somente cartas mágicas Quick-Play ou armadilhas podem ser ativadas.
• Main Phase 2: esta fase tem o mesmo objetivo da 1, serve mais para reorganizar seu tabuleiro após a fase de batalha.
• End Phase: nesta fase, se você tiver mais de 5 cards na mão, descarte as excedentes, a menos que um card lhe permita. Termine seu turno e passe a vez para o oponente.

Regras gerais do jogo

• Ganha quando seu oponente perde todos os Life points.
• O deck (baralho) conter no mínimo 40 cartas.
• Cada jogador começa com 8000 pontos de vida
• Começe com 5 cartas e o maximo deve ser 6 em sua mão
• Só podera haver 3 cartas com mesmo nome em seu deck.
• Pode ser criado um Side Deck com 15 cartas que não contam no seu deck, pode-se fazer uma troca de cartas entre os duelos, mas ao final da troca devera haver as 15 cartas no Side Deck.
• Só se pode baixar um monstro por rodada exceto monstros de invocação especial. cartas mágicas e armadilhas podem ser baixadas até atingir o limite no campo.
• As Regras de invocação normal são baseadas nas estrelas. Aplicam-se da seguinte forma:
Até 4 estrelas pode ser invocada ou baixada normalmente. 5 ou 6 estrelas pode ser invocada ou baixada tributando (sacrificando) 1 monstro, 7 ou mais estrelas pode ser invocada ou baixada tributando (sacrificando) 2 monstro, algumas cartas não obedecem a essa regra por causa de seus próprios efeitos ou de cartas mágicas ou armadilhas. Deuses Egípcios precisam de 3 sacrifícios!

Tipos de cartas

Cartas de monstros

As Monster Cards são utilizados para conseguir a vitória, já que com eles é possível atacar o oponente e se defender de seus ataques. Cada monstro conta com sua própria característica, como Nível (Estrelas), Ataque, Defesa, Efeito (se tiver), Raça e Atributo.

• As estrelas (Level Star) indica a evolução do monstro, se ele tem de 1 a 4 estrelas, você pode invoca-los a campo sem problemas, a não ser quando o monstro tem um efeito especial que exija uma condição especial. Monstros de Level Star 5 a 12 necessitam de sacrifício de monstros que já estão no tabuleiro para serem invocados. Level Star 5 e 6 são necessários 1 sacrifício e de 7 e 8 precisam de 2 tributos, 9 em diante 3 tributos (exceto que a carta tenha requerimentos de mais tributos).
• Ataque e defesa são indicados por pontuação, na construção de um deck nem sempre é bom levar em conta isso, pois monstros com alta pontuação exigem custo alto e monstros com baixa pontuação normalmente têm bons efeitos. Leve tudo isso em consideração ao montar um deck.
Efeito de monstro é uma adição a carta em si, monstros desta categoria são indicados pela cor Laranja e estes mesmos efeitos são variados.

Efeitos

• Flip (virar): Para ativar o efeito, o monstro deve ser invocado Face-down (que é virado com a figura para baixo) e virado para cima posteriormente em seu próximo turno(pois você uma vez que trouxe 1 monstro do tabuleiro,não pode alterar a forma de invocação- virar para cima ou alterar de defesa para ataque por exemplo no mesmo turno). Mas não fique esperando seu oponente simplesmente ataca-los, vire sempre que puder, pois há monstros de efeito e cards de magia e armadilha que negam efeitos de flip monsters.
• Continuos (Contínuo): Enquanto a carta estiver virada para cima, o efeito persiste. Porém, também há monstros de efeito e cards de magia e armadilha que podem vira-los para baixo.
• Cost Effect: Para manter o efeito você deve pagar tributos exigidos pela carta, que se encontram no campo descrição. Normalmente quando você não pode pagar o que é exigido a carta é destruída.
• Trigger e Multi-Trigger Effect: São cards especiais que só podem ser ativados sob certas condições descritas na carta.

Cartas mágicas

As Magic Cards são também dividos em categorias, estes cards você deve colocar em adição ao seu deck e ter uma estratégia para utiliza-los. Para utilizar, basta vira-los para cima se você desceu virado para baixo ou simplesmente desça-o virado para cima. Mas você precisa ter espaço em seu tabueiro para isso. O limite é de 5 cards, não importando a condição (face-up ou face-down).
• Normal: São cards que após a ativação são destruídos. Não tem ícone de identificação.
• Ritual: Sem este magic card, você não consegue invocar monstros de cor azul. É identificado pelo ícone de uma chama.
• Quick-Play: Como o próprio nome sugere (jogar rápido, em inglês), estes cards podem ser ativados tanto em seu turno quanto na Battle Phase do oponente(falaremos sobre depois). São destruídos após o fim do turno de ativação e tem o ícone de um S.
• Field (Campo): São cartas para mudar o tipo de terreno do tabuleiro, pois originalmente o tabuleiro é um terreno neutro. Porém após a ativação desta carta o campo vai favorecer certas raças de monstros. Há 7 tipos de terreno que favorecem raças:

> Forest (Floresta): Raças favorecidas: beast, beast-warrior,insect, plant.
> Mountain (Montanha): Raças favorecidas: dragon, winged-beast, thunder.
> Sogen(Campina): Raças favorecidas: beast-warrior, warrior.
> Umi (Oceano): Raças favorecidas: aqua, fish, sea serpent, thunder. Raças prejudicadas: machine, pyro.
> Yami (Trevas): Raças favorecidas: fiend, spellcaster. Raças prejudicadas: fairy.
> Wasteland (Deserto): Raças favorecidas: dinossaur, rock, zombie.
> Portal de fusão ([Fusão]): Permite que sejam feitas fusões constantes: favorece monstros usados como material de fusão.(por Antonio Carrara)

Existem cartas de campo que favorecem os montros por atributos. Há 6 tipos de terreno que favorecem atributos:


> Mystic Plasma Zone (Zona Mística de Plasma): Atributo favorecido: Dark.
> Luminous Spark (Clarão Luminoso): Atributo favorecido: Light.
> Gaia Power (Poder de Gaia): Atributo favorecido: Earth.
> Umiiruka (Umiiruka): Atributo favorecido: Water.
> Rising Air Current (Corrente de Ar Ascendente): Atributo favorecido: Wind.
> Molten Destruction (Destruição Fundida): Atributo favorecido: Fire.

No caso das cartas de campo que favorecem raças, a pontuação de ataque e defesa aumenta em 200 pontos para favorecidas e dinminui 200 pontos para prejudicadas. No caso das cartas que favorecem atributos, a pontuação de ataque aumenta em 500 pontos e a defesa diminui em 400 pontos e não há atributos prejudicados. Quando ativado, este card vai para a área eapecífica, que está acima do Fusion Deck(posicionamento de cards será falado posteriormente) e somente 1 card deste tipo pode ficar em jogo. Portanto, ao ativar 1 novo Field card, o anterior é destruído. São identificados pelo ícone de uma estrela.

• Equip (Equipar): São cards utilizados para fortalecer ou enfraquecer monstros no tabuleiro. Somente são removidos do campo quando o monstro equipado é enviado ao cemitério ou se o card for destruído por efeito de outro. São identificados pelo ícone de uma cruz.
• Continuous (contínua): Enquanto o card estiver em jogo virado para cima, o efeito persiste até a destruição da carta. É identificada pelo ícone infinito ("o oito deitado").
Cartas armadilhas

Os Trap Cards são parecidos com os Magic, com a diferença que devem ser colocados virados para baixo no tabuleiro e esperar o próximo turno ou o turno do oponente para ativa-lá. Estes cards também contam com ícones iguais aos dos Magic, com algumas diferenças: Normal, Continuous e Counter(contra-ataque). cartas armadilhas normais tem a mesma velocidade de cartas quick-play Counter: São cards que só podem ser ativados em resposta a invocação de monstros ou ativação de cartas mágicas e outra armadilha. São destruídas após a ativação, que normalmente tem um custo para ativar(descartar cards da mão, pagar pontos de vida). nesse jogo cada carta tem sua velocidade essas são três.

• Normais, contínuas e equipamentos: Velocidade 1
• Quick-play: Velocidade 2
• Counter: Velocidade 3

Assim, as cartas normais destroem normais que são destruídas por Quick-Play que podem ser ativadas em qualquer turno que são destruídas por Counters que só podem ser ativadas no momento em que seu oponente ativa uma carta Armadilha ou Mágica ou Efeito de Monstro dependendo do Efeito do Counter. Cartas Counter só podem ser destruídas por outras cartas Counter elas podem destruir qualquer outra. Algumas cartas continuas não permitem a avaliação de outras desde que já estejam atvadas e outros monstros também.

Relação de cartas limitadas

Lista de Cards Limitados e Proibidos (Em efeito a partir de 1°)
Cartas limitadas
Você pode utilizar somente um destes cards no seu Deck, Deck de Fusão e Side Deck combinados.
• Livro da Lua
• Livro do Taiyou
• Breaker, o Guerreiro Mágico
• Chamado dos Assombrados
• Destruição de Cards
• Cessar-Fogo
• Confiscation
• Jarro Cibernético
• D. D. Lady Guerreira
• Buraco Negro
• Mago Negro do Caos
• Vírus Devastador de Decks
• Exchange of the Spirit (Disponível no Sneak Preview de Energia do Elemento)
• Força Exilada
• Cabeça de Exodia,
• Tempestade Pesad
• Lily, a Fada Enfermeira
• Jinzo
• Braço Esquerdo de Exodia
• Perna Esquerda de Exodia
• Turbilhão de Relâmpagos
• Limiter Removal
• Mage Power
• Cilindro Mágico
• Maga da Fé
• Metamorfose
• Jarro Metamorfico
• Tufão Espacial Místico
• Assaltante Noturno
• O Nobre de Crossout
• Enterro Precoce
• Protetor do Santuário
• Ganância Descuidada
• Fronteira de Reflexão
• Braço Direito de Exodia
• Perna Direita de Exodia
• Fênix Sagrada de Nephtys
• Sangan
• Bode Expiatório
• Roubo Precipitado
• Espadas da Luz Reveladora
• Thousand-Eyes Restrict
• Tributo Torrencial
• Tsukuyomi
• Behemoth de Duas Cabeças
• United We Stand

Cartas Semi-Limitadas

Você pode utilizar somente dois destes cards no seu Deck, Deck de Fusão e Side Deck combinados.

• Abyss Soldier
• Troca de Criaturas
• Provisões de Emergência
• Boa Gestão Caseira dos Goblins
• União Gravítica
• Último Turno
• Limite de Nível - Área B
• Mantícora das Trevas
• Reforço do Exército
• Upstart Goblin

Raridade das cartas

Comun

A carta não tem nenhum brilho, destaque de nome ou similar. Sua chance de encontar em algum booster pack é de 10 / 10

Rara

A carta apresenta o nome dela em letras prateadas. Sua chance de encontrar em algum booster pack é de 37 / 50

Rara-foil

A carta apresenta a ilustração foil. Sua chance de encontrar em algum booster pack é de 10 / 50.

Super Rara

A carta apresenta o nome dela em letras douradas. Sua chance de encontrar em algum booster pack é de 10 / 120.

Ultra Rara

A carta apresenta o nome dela em letras douradas e tem ilustração foil. Sua chance de encontrar em algum booster pack é de 10 / 150.

Exodia

Exodia (ATK/sem limites DEF/sem limites) é uma carta indestrutível e a mais forte do jogo. Ele só pode ser invocado juntando as 5 cartas (que antigamente eram pedras para invocar monstros, segundo o anime) que o compõem (sendo que só pode ser usado 1 de cada em um baralho), logo as chances de conseguir esse feito são baixas. Mas quando se consegue você vence automaticamente o duelo.
No anime esta carta estava no baralho de Yugi, e foi responsável por vencer pela primeira vez Seto Kaiba. Yugi foi o primeiro jogador a conseguir invocar o Exodia.
Yugi perde algumas partes de exodia quando está a caminho do reino dos duelistas quando Chester pede para ver as cartas e então joga elas no mar joey pula na agua para tentar resgatar as cartas mais sem sucesso recupera só uma parte.

Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters

Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters é uma série pequena de 12 episódios, lançada no Japão no dia 14 de Novembro. É parecida com Yu-Gi-Oh! The Movie – Pyramid of Light (Yu-Gi-Oh! O Filme – A Piramide de Luz). Encaixa-se antes do fim de Yu-Gi-Oh! Duel Monsters. Capsule Monsters envolve Yugi, Joey, Téa , Tristan, e o avô de Yugi Solomon dentro de um mundo onde Monstros de Duelo são reais. Eles encontram capsulas de monstros que eles podem usar para invocar monstros.

Yu-Gi-Oh! 5D’s

Yu-Gi-Oh 5D's
Grupo principal : Yusei Fudo • Rua e Ruka • Crow • Blitz • Taka • Nerve • Aki Izayoi • Tetsu Ushio • Jack Atlus • Kyosuke Kiryu • Rex Goodwin

Yu-Gi-Oh 5D’s é a atual série de Yu-Gi-Oh!, lançada no Japão no dia 6 de Abril. É diferente das outras temporadas, pois não envolve mais Yugi Mutou e seus amigos. Desta vez, a história gira em torno do jovem Yusei Fudou,que é conhecido pelo seu estilo de “duelista gênio”, tem grande habilidade em duelos, e sua personalidade é fria e inteligente. Ele possui o dragão Stardust Dragon em seu deck, uma das novas cartas que essa temporada trouxe.

Yu-Gi-Oh! GX

Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX
Grupo principal : Jaden Yuki • Jesse Andersen • Alexis Rhodes • Syrus Truesdale • Chazz Princeton • Atticus Rhodes
Vilões : Cavaleiros das Sombras • Kagemaru • Sociedade da Luz • Sartorius • Yubel • Nightshroud

Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX), conhecido como “Yu-Gi-Oh! GX”, é um anime spin-off de Yu-Gi-Oh!, com um novo protagonista, Judai Yuki (renomeado para Jaden Yuki nos EUA), e uma nova história que não foi baseado no mangá. Também produzido pela NAS, foi exibido pela primeira vez na TV Tokyo no dia 6 de Outubro de 2004. Yugi fez um aparição no primeiro episódio. O “GX” no título significa “Generation neXt” (geração seguinte). A série focaliza a vida em uma academia de duelistas, Duel Academy.
yu-gi-ohgx1

Yu-Gi-Oh! R

Ilustrado por Akira Itou, um dos ilustradores do mangá anterior, e supervisionado por Takahashi, Yu-Gi-Oh! R é um spin-off da franquia original de Yu-Gi-Oh!, com muitos dos mesmos personagens em uma nova história, entre a saga Battle City e a do Egito. O mangá foi publicado na revista V-Jump no dia 21 de Abril de 2004. O “R” significa Rebirth (Renascer).

Yu-Gi-Oh

Yu-Gi-Oh! começou como um mangá em 1996, dando origem a duas séries de mangá, três séries de animês e dois filmes.

Lançado no dia 8 de março de 1996, o mangá criado por Kazuki Takahashi foi um dos mais populares títulos da Shonen Jump semanal. O mangá inicialmente focaliza Yugi Muto que juntamente com a ajuda de Yami Yugi (faraó do antigo Egito segundo o anime) usa jogos para lutar contra vilões. Yugi também se envolve em desventuras junto com os seus amigos Joey Wheeler (Katsuya Jonouchi), Téa Gardner (Anzu Mazaki), e Tristan Taylor (Hiroto Honda). O mangá começa falando pouco sobre o jogo de cartas Magic and Wizards nos primeiros 7 volumes. Começando no oitavo volume, a saga do Reino dos Duelistas, o tema começa a se relacionar mais com o jogo de cartas.


Yu-Gi-Oh!

Produzido pela Toei Animation, é um anime de 27 episódios baseado nos volumes de 1 a 7 do mangá original Yu-Gi-Oh! , que não focaliza muito no Magic & Wizards. Não está conectado com Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, mas é referido freqëntemente como a “primeira série” para distinguir da série seguinte. Exibido pela primeira vez pela TV Asahi no dia 4 de Abril de 1998.
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