Atributo das Cartas, Tipos e Espécies

São 6 no total. Dark (trevas), Light (luz), Earth (terra), Water (água), Wind (vento), Fire (fogo).
Os monstros ainda podem ser Normal, Fusion (fusão), Ritual e Synchro. Monstros normais não tem condição especial de invocação, exceto aqueles que necessitam de tributos ou efeitos para serem baixados a campo. Porém, os monstros Fusion só podem ser invocados para o tabuleiro utilizando a cata mágica Polimerizaçao, e os dois ou mais monstros a serem fusionados devem estar na mão ou tabuleiro e a carta do monstro no deck de fusão. Estes monstros não contam no número de cartas do deck, são colocados no canto inferior esquerdo do tabuleiro (falaremos posteriormente sobre isso) e são identicados pela cor Roxa. Monstros de ritual também não podem ser invocados sem o seu específico magic card e os monstros exigidos para o sacrifício devem igualar ou superar o Level Star do monstro a ser invocado. Estes monstros costumam ser os mais raros e poderosos e são identificados pela cor Azul.

Espécies
Aqua
Beast
Beast-Warrior
Dinosaur
Divine Beast
Dragon
Fairy
Fiend
Fish
Insect
Machine
Plant
Pyro
Reptile
Rock
Sea Serpent
Spellcaster
Thunder
Warrior
Winged Beast
Zombie

Atributos
Dark
Divine
Earth
Fire
Light
Water
Wind

Especiais
Spell
Trap
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