Esses monstros têm como sua principal função atacar e/ou defender. Eles não fazem nada mais além disso.
- Monstros de efeito (cor amarela escura)
Esses monstros contêm efeitos diferentes, e os efeitos são os mais diversos possíveis, tanto que alguns têm "defeito" ao invés do efeito. Monstros de efeito também podem atacar e defender como qualquer monstro comum.
- Monstros fusão (Cor roxa)
Esses monstros só podem entrar em campo com a união de dois ou mais monstros específicos com a magia "polymerization". Para fazer tal fusão é necessário ter pelo menos um dos monstros que irá fazer a fusão em campo e o outro em mão e ativando a Polymerization. A invocação de fusão é considerada uma Invocação especial (Special Summon)
- Monstros Rituais (cor azul)
Esses monstros só podem ser invocados através de uma carta magia de ritual específica. Você precisa do monstro de ritual e a magia de ritual em mãos para fazer tal invocação. Ativando a magia de ritual, você deve mandar para o cemitério o numero de monstros do campo ou da mão até a soma dos níveis dos monstros seja igual ou maior que o nível do monstro do ritual. Essa invocação é considerada uma Special Summon
Regras dos monstros:
Os monstros são algo essencial para você conseguir uma vitória em uma partida de Yu-Gi-Oh. Independentemente se você vai usá-los em um ataque destrutivo e potente ou mesmo para proteger os seus pontos de vida, não é possível que você vença uma partida sem que você coloque um monstro sequer
1.Os monstros só podem ser colocados como Normal Summon em modo de ataque com a face para cima ou então em modo de defesa com a face para baixo.
2.Monstros de nível 4 ou inferior podem ser invocados normalmente. Monstros de Nível 5 ou 6 só podem ser invocados usando como sacrifício 1 monstro seu
3.Qualquer Special Summon deve ser feita com o monstro virado para cima, com exceção a aqueles que possibilitam uma Special Summon com a face para baixo. Special Summons de nível 5 ou superior não necessitam de sacrifício nenhum.
4.Um monstro quando é flipado, deve obrigatoriamente mudar sua posição de batalha de modo de defesa para modo de ataque. Esse tipo de mudança de batalha é considerada Flip Summon e ela pode ser feita quantas vezes quiser, porém com monstros diferentes.
5.Um monstro virado para cima JAMAIS voltará com a sua face para baixo, a não ser que efeitos de outras cartas (magias, armadilhas, etc.) façam isso por ela.
6.Um monstro só pode mudar sua posição de batalha uma vez por turno. Uma vez alterado sua posição de batalha ela só poderá ser mudada no seu próximo turno.
7.Quando um monstro do oponente atacar seu monstro em face para baixo, o monstro atacado automaticamente irá fazer um flip summon. Nesse caso a sua posição continuará a mesma que estava antes, ou seja um monstro com face para baixo em modo de defesa for atacado, ele continuará em modo de defesa. Efeitos de flip são ativados normalmente.
8.Monstros de efeito com o inicio da descrição de seu efeito estiver com a palavra "FLIP:" ativará o efeito no momento que ele fizer uma flip summon, seja em uma flip normal, seja em um ataque ou qualquer circunstância.