Ver artigo principal: Yugi Muto
Yugi Muto, um novato na Escola Domino, ganhou o Enigma do Milênio em peças por seu avô, Solomon Muto. Quando ele resolve o enigma, seu corpo torna-se hospedeiro de um Faraó Egípcio de 5000 anos. O Faraó sacrificou sua vida e selou sua alma no Enigma do Milênio para impedir o Deus Obscuro, Zorc Necrophades, de destruir o mundo.
Há duas "câmaras" na mente de Yugi. Uma pertence a uma criança inocente, e a outra ao espírito do Faraó do Enigma do Milênio. Quando Yugi precisa de ajuda ou vai começar um jogo, o espírito do Faraó toma conta de seu corpo.
Por causa da freqüente interação entre os dois personagens, Yugi refere-se ao Faraó como "Outro Eu", Yami Yugi. Depois que Yugi e seus amigos descobrem que Yugi é o espírito do Faraó Atem, eles começam a referir-se a ele como "Faraó".
Joey Wheeler
Ver artigo principal: Joey Wheeler
Joey (Katsuya Jonouchi na versão japonesa) torna-se o melhor amigo de Yugi Muto quando este entra na escola. Está sempre do lado de Yugi o ajudando, principalmente nas batalhas em dupla, onde ele é o parceiro de Yugi.
No início, o baralho de Joey era formado quase que totalmente por monstros. Porém, Yugi alertou-o sobre a importância de possuir mágicas e armadilhas. A partir daí, a habilidade de Joey com as cartas melhorou e muito.
Tristan Taylor
Tristan (Hiroto Honda na versão japonesa) E um fiel amigo do Yugi e que tem medo de suas proprias enrrascadas.No anime sua influencia se restringe a apenas incentivar Yugi em seus duelos,já no mangá ele se mostra um grande salvador de Yugi quando a briga parte para o lado da agressao e nao do duelo.
Téa Gardner
Téa (Anzu Mazaki na versão japonesa) é uma bela garota que atua como uma das cabeças pensantes do grupo de Yugi. É amiga de infância de Yugi e sempre o ajudou a se livrar das ameaças dos encrenqueiros. Ela fazia isso por achar que ele era indefeso e solitário demais, mas nas vezes em que foi salva por Yami Yugi, descobriu que ele podia ser uma pessoa mais forte, sábia e decidida, capaz de resolver os problemas sem precisar de ajuda. Nutre uma atração romântica por Yugi, mas este mostra-se muito inocente para deduzir isso dela.
Téa se pergunta sobre as atitudes de Yugi, pois acha que às vezes ele parece outra pessoa. Mais tarde Ishizu revela todo o passado de Yugi para ela, que se espanta ao saber que Yugi é a reencarnação de um faraó. Mesmo assim não deixa de sentir essa paixão interna, mas fica em dúvida: quem ela ama? Yugi ou Yami Yugi?
Seu sonho é se tornar uma grande dançarina.
Bakura
Ver artigo principal: Ryo Bakura
É um dos amigos de Yugi. Porém é possuidor do Anel do Milênio, e com isso o espírito Yami Bakura. Quando não está sendo controlado pelo Yami Bakura para pegar as relíquias, ele ajuda Yugi como pode.
Mai Valentine
Mai (conhecida como Mai Kujaku na versão japonesa) é uma bela e divina duelista, porém é fria, gananciosa, solitária e calculista. Duela com sua melhor estratégia, as Harpias e seu poderoso Dragão Mascote. Usava truques com perfumes para adivinhar suas cartas, mas percebeu que estava errada quando Joey Wheeler a desmascarou e abriu seus olhos diante do poder da amizade. Com o tempo, Mai parou de usar seus truques e começou a duelar cada vez melhor chegando a quase derrotar Yugi na final do Reino dos Duelistas. Os laços de amizade entre ela e o grupo do Yugi se tornavam cada vez mais fortes, mas Mai foi atraída por Dartz e pelo poder do Orichalcos, que a colocou contra Yugi e seus amigos. No mesmo tempo que sentia algo mais forte que a amizade por Joey, ela também sentia o mesmo em questão a Valon, garoto que também foi dominado pelo Orichalcos. Mai quebrou o selo do Orichalcos quando Joey desistiu do duelo onde quem perdece, perderia também a alma. Mai perdeu sua alma também quando duelou contra Rafel (o duelo não foi exibido) para recuperar a alma de Joey. Logo após ter sua alma liberta, Mai decidiu afastar-se para redescobrir a impotância da amizade.
Família Muto
Solomon Muto
Solomon (Sugoroku Mutou na versão japonesa) é avô de Yugi, dono de uma loja de jogos que tem como especialidade vender cartas de monstros de duelo.Alem de ser muito sábio referente ao jogo Solomon entra em algumas enrrascadas,a primeira devido a inveja de Seto Kaiba que almejava ter os quatro dragoes brancos de olhos azuis(ele Kaiba ja tinha três) apos o duelo entre eles a pressao feita por Kaiba é tão grande que ao rasgar o seu dragao Solomon é hospitalizado.A segunda é que Solomon é utilizado como isca para Yugi por parte de Maximillion Pegasus que queria roubar o enigma do milênio de Yugi.
Corporação Kaiba
Seto Kaiba
Ver artigo principal: Seto Kaiba
Seto Kaiba é o maior acionista e Presidente de sua própria empresa multinacional, Corporação Kaiba. Pretende tornar-se o maior duelista do mundo, e para isso ele crê que precisa derrotar Yugi, que, para sua humilhação, o derrota freqüentemente.
Ele não acredita nos poderes mágicos das relíquias do milenio, mas acredita e tenta possuir as três cartas de deuses egípcios.
Mokuba Kaiba
Ele é o irmão mais novo de Seto Kaiba. Ele não joga muito bem monstros de duelo e nem mesmo possui um Deck (baralho), mas sabe todas as regras do jogo. Mokuba é totalmente fiel ao seu irmão, e acredita que ele sempre vai lhe proteger.
Corporação Pegasus
Maximillion Pegasus
Ver artigo principal: Maximillion Pegasus
Pegasus (Pegasus J. Crawford na versão japonesa) tornou-se milionário ao criar o jogo Monstro de Duelo, ele descobriu o jogo enquanto fazia uma expedição no Egito. Ganhou o Olho do Milênio de Shadi, permitindo a Pegasus ler a mente das pessoas. Quando descobriu o poder das relíquas tentou obter todas elas para trazer de volta a vida sua amada.
Possuidores das Relíquias do Milênio
Yugi Muto / Yami Yugi
Ver artigo principal: Yugi Muto
Yugi ganhou o seu Quebra-cabeças do milenio de seu avô. Quando finalmente conseguiu montá-lo ele liberou o espírito do antigo faraó do egito, Yami Yugi.
No reino dos duelistas Pegasus o desafia para testar e pegar o seu item do milenio.
Ryo Bakura / Yami Bakura
Ver artigo principal: Ryo Bakura
Bakura é um amigo de Yugi Muto. Ele é o possuidor do Anel do Milênio. Porém, junto com o anel, havia um espírito maligno, mais tarde conhecido como Yami Bakura.
Bakura quer juntar todas as relíquias do milenio e tenta fazer isso no reino dos duelistas, mas Yami Bakura é morto em um duelo contra Yugi. Apesar disso ele deixa uma parte de sua alma com Roy Bakura e continua a viver.
Bakura perde o anel quando Tristan o tira e joga fora. Mas, com o artefato misteriosamente reaparecido, ele desafia um enfraquecido e derrotado Pegasus para uma rápida disputa de poderes e obtém o Olho do Milênio dele.
Pegasus
Ver artigo principal: Maximillion Pegasus
Pegasus descobriu recebeu de Shadi a sua Relíquia do Milênio enquanto estava no Egito. O Olho do Milênio permitia a Pegasus ler as mentes das pessoas fazendo com que ele pudesse sempre prever as estratégias do adversário.
Jobson Karpinski
Conseguia clones perfeitos de cartas de todos os outros lutadores do jogo, sendo assim uma batalha dificil era contra ele. Apesar de Nunca ser o campeão, Jobson carrega o titulo em pensamento.
Marik Ishtar
Ver artigo principal: Marik Ishtar
Sua família guardou o túmulo do faraó por gerações. Marik guarda a Vara do Milênio e com a organização dos Ghouls, ele deseja obter as três cartas dos deuses, para então, liberar seu poder para si mesmo ganhando o título de Faraó e libertando o seu povo. Ele também tem um outro plano secreto: vingar o assassinato de seu pai pelo antigo faraó - isso é o que lhe fizeram acreditar. É irmão de Ishizu Ishtar.
Ishizu Ishtar
Ishizu Ishtar (イシズ・イシュタール Ishizu Ishutāru) pertence à família dos guardadores da tumba do Faraó. Nas Filipinas, é dublado como Eunice ao invés de Ishizu.
Shadi
Shadi é possuidor da chave do milenio que tem a habilidade de poder descobrir a verdade e entrar na mente das pessoas.Faz sua primeira aparição no anime no final da primeira temporada e tenta vasculhar a mente do jovem Yugi Moto porém se surpreende ao descobrir sobre o espirito do faraó que habita em sua mente.
Outros
Dartz
Ver artigo principal: Dartz
Dartz é um personagem (antagonista) do anime Yu-Gi-Oh. Ele aparece na 5a temporada, e duela com Kaiba e Yugi para reviver o grande Leviathan.
Biografia
Dartz é o líder da organização Doom e aparece no anime depois que a Batalha da Cidade se encerra.
A Organização Doom é composta por mais 3 duelistas além de Dartz (Alister, Rafael e Valon), eles têm o objetivo de reunir o maior número possível de almas de duelistas e as 3 cartas deuses egipcios para assim ressuscitar o Grande Leviathan.
Dartz e seus duelistas se caracterizam por usar uma misteriosa carta chamada Lacre de Orichalcos que da incriveis poderes aos seus monstros, além de roubar a alma do oponente quando esse perde.
No final da Saga "Waking the Dragons" descobre-se que Dartz era Rei da antiga Atlântida.
Dartz era rei de Atlantis e Atlantis era prospera, ninguém tinha intrigas com ninguém e todos se amavam. Mas um dia, uma grade serpente negra formada por nuvens engoliu o sol e começaram a cair do ceu pequenas pedras verdes que se chamavam Oricalco. O Oricalco soltava uma energia que podia ser usada na alquimia e fez que Atlantis se dezenvolve-se muito. Surgiram carros voadores, eletricidade, predios enormes e grandes armas. Porém, lentamente, o coração dos atlantios começou a se corromper. O Orichalco fez eles sofrerem mutações genéticas e fez que eles se transformassem em monstros. A própria esposa de Dartz, Lohrein, virou um e teve que ser morta por ele.
Wheevil Underwood
Wheevil é o campeão regional de Monstros de Duelo, pois após um duelo difícil com Rex Raptor ele recebe o trófeu oficial nas mãos do organizador do torneio, Pegasus, e ainda é convidado para participar do torneio Reino dos Duelistas.
No navio a caminho da ilha, onde o torneio aconteceria, ele conhece Yugi e Joey. Vendo que Yugi possuía a poderosa carta Exodia, Wheevil viu que seria muito difícil derrotar Yugi e joga as cartas no mar. Joey tenta recuperar as partes de Exodia, mas só consegue duas a as outras três ficaram perdidas no oceano.
Chegando na ilha, Yugi busca vingança de Wheevil. Outro duelo difícil mas Yugi ganha do trapaceiro, ficando com suas duas estrelas e Joey fica com sua luva de duelo.O campeão regional ainda é humilhado pois foi o primeiro a sair da ilha.
Wheevil reaparece na Batalha da Cidade e buscando vingança de Joey por te-lo humilhado. Usando uma estratégia parecida Underwood perde de novo e é eliminado do torneio. Wheevil ainda perde sua carta mais rara para Joey. Wheevil é merecedor por isso pois ele tentou trapacear de novo, dessa vez atráves de um garoto, que tentou roubar o baralho de Joey.
Depois de duas temporadas ausentes Wheevil reaparece na 5ª temporada. Junto com Rex Raptor ele planejava derrotar Yugi em um duelo e conseguir os três deuses egípcios. Mas eles têm suas almas capturadas por Gremano, um servo de Dartz. Mas suas almas logo são libertadas graças a Yugi que vence Gremano em um duelo. Vendo o príveligio dos motoqueiros bandidos, Wheevil e Rex seguem os outros servos de Dartz (Valon, Alister e Rafael) e se juntam a ele e então ficam obcecados por vingança de Yugi e Joey, desde o Reino dos Duelistas. Mas perdem e suas almas são seladas de novo. Mas são libertadas quando Yugi derrota Dartz.
Na 6ª temporada Wheevil tenta entrar no torneio de Kaiba, junto com Rex roubando a vaga de um duelista. Mas são derrotados por Ziegfried Von Schraider, humilhante mente em apenas uma rodada.